O pedido é uma embalagem bonita. O problema é onde ela é vista.
O briefing de embalagem costuma pedir o que se vê na foto: um design mais atual, mais premium, que se destaque. Quase nunca pergunta onde o produto é de fato escolhido.
Essa pergunta muda o desenho inteiro. Argamassa não vive numa gôndola de frente: vive empilhada no fundo do depósito, e a única face visível é a lateral. Café especial que vai para cafeteria não é escolhido pelo consumidor, e sim por quem compra para revender. Produto que vende pela internet é visto num quadrado do tamanho de um polegar.
E existe o segundo lado, que o briefing quase nunca menciona: embalagem tem norma. O que precisa constar, em que tamanho, com que texto, conforme o produto e o mercado. Um desenho que não passa pela norma não vai à gráfica, e isso costuma ser descoberto tarde.
Por isso a gente trata embalagem como um problema de duas frentes: o que vende e o que a lei exige. As duas precisam caber na mesma face.
Como a gente trabalha
Onde e como o produto é escolhido. A pergunta vem antes do desenho. Quem decide a compra, em quantos segundos, a que distância, com a mão ocupada ou não. É o critério que o desenho tem de cumprir.
O que a norma exige. Antes de desenhar, levantamos as regras vigentes do mercado onde o produto será vendido: ANVISA, MAPA, MDIC/Inmetro e as demais que o caso pedir. Elas definem o que ocupa espaço na face e o que sobra para a marca. Descobrir isso no fim do projeto é o que faz embalagem voltar para o começo.
Estrutura e design. A marca, a hierarquia de informação e a lógica da linha. Se a empresa tem um produto, o desenho serve a ele; se tem vinte, o desenho precisa ser um sistema, em que cada item novo entra sem redesenhar a embalagem.
Adequação técnica. O desenho encontra a norma. Textos obrigatórios, tabelas, selos, códigos, conforme o mercado, resolvidos dentro da composição, não colados por cima dela.
Arte-final para a gráfica. O arquivo fechado, com as especificações do processo de impressão, para a embalagem sair no papel como saiu na tela.
Na prática
Construcola. A pergunta "onde essa embalagem é realmente vista?" mudou o projeto. Argamassa vive empilhada, deitada, e a face da frente, em que todo mundo investe, é a que ninguém vê. A decisão foi virar o layout noventa graus: cada produto ganhou uma faixa de cor na lateral, com o nome ao longo dela, e a pilha inteira passou a ser lida de lado, sem desempilhar nada. Na face principal, uma foto do ambiente pronto responde ao que a sigla não responde para quem não é do ramo. Depois do lançamento, a Construcola passou a distribuir em mais lojas e mais regiões do Brasil.
Bona Coffee Roasters. O saco kraft com logo carimbado à mão era a convenção da torrefação artesanal. A nova embalagem trouxe xilogravuras entalhadas de verdade, quatro ilustrações distribuídas ao acaso entre os clientes, e uma etiqueta colorida que faz o trabalho de decisão: tipo de café, origem, notas, escala de torra. O sistema escala porque a ilustração e a etiqueta têm funções separadas: blend novo é etiqueta nova, não embalagem nova.
A Aldeia também trabalhou embalagens para Viapol, Bostik Fortaleza, Etrurit, Metropac e Ecomix. Os dois primeiros casos estão contados em detalhe nos cases, mais abaixo.
Perguntas frequentes
A Aldeia cuida das exigências de ANVISA, MAPA e Inmetro?
A gente adequa a embalagem tecnicamente às regras vigentes de cada mercado, incluindo ANVISA, MAPA, MDIC/Inmetro e as demais que o produto pedir. Isso entra no desenho desde o começo, e não como revisão no fim. A responsabilidade pela conformidade do produto em si continua com a empresa, e a gente trabalha com o que o seu time regulatório ou jurídico confirma.
Vocês fazem só o design, ou também a arte-final?
Os dois. O projeto vai até a arte-final fechada para a gráfica. Entregar só o desenho bonito e deixar o fechamento para o fornecedor é a forma mais comum de o resultado impresso sair diferente do aprovado.
Preciso redesenhar toda a linha de uma vez?
Nem sempre. O que o sistema precisa é de uma estrutura que aguente o crescimento: a primeira embalagem define as regras, e as outras entram dentro delas. Dá para começar por um produto ou por uma família e expandir, desde que a lógica da linha seja pensada desde o início, como na Bona, em que cada blend novo entrou como etiqueta sobre as mesmas embalagens.
Embalagem e identidade visual são o mesmo projeto?
Podem ser, mas não precisam. Quando a marca já existe, a embalagem é uma aplicação dela. Quando a marca ainda não está resolvida, como foi na Bona, a embalagem pode ser o ponto de partida da identidade visual, e é isso que o diagnóstico mostra.

